Cultura em Juiz de Fora: Livro "Estrada da Guerra"
- Ana Duarte
- 5 de dez. de 2014
- 4 min de leitura

Esse mês está sendo o mês da Cultura para mim! Muitos eventos culturais, lançamentos, visitas! E com tudo isso acontecendo, eu não poderia deixar de falar sobre esses eventos aqui! Nos próximos posts vocês irão ver fotos e vídeos da II Mostra de Teatro que aconteceu aqui em Juiz de Fora promovido pela Funalfa e pela Prefeitura.
Bom, vocês devem estar curiosos para saber de quem é esse livro aí da foto, né?
o livro se chama "Estradas da Guerra" e quem escreveu foi o autor Vítor Ribeiro Halfeld. Ele é aqui de Juiz de Fora, e em seu livro ele traz ficção e realidade convidando o leitor a conhecer melhor a história do Brasil.
Eu não conhecia o autor, mas fiquei sabendo sobre o livro em seu site www.estradasdaguerra.com e descobri o trabalho fabuloso dele. Li um pouco das informações sobre o livro e gostei tanto que resolvi fazer um post aqui no blog para compartilhar com vocês.
Bem, vocês sabem que eu valorizo bastante a cultura da nossa cidade, eu amo Juiz de Fora! Logo logo, eu vou ter meu esperado livro em mãos e ele vai entrar para a lista dos meus livros para ler em viagens, e lógico, conto tudo para vocês depois!
Leia aqui um pouquinho do que vocês vão ler no livro:
Sobre o livro
"A combinação entre ficção e realidade de Estrada da Guerra é um convite a conhecer melhor a história do Brasil e, ao mesmo tempo, envolve o leitor na narrativa de encontros e desencontros vividos pelos jovens Pedro, João e Pilar. A descrição minuciosa dos cenários por meio de linguagem clara e objetiva ilustra a realidade quase paradoxal que os personagens principais vivenciam: o progresso trazido pela implantação das primeiras ferrovias do Brasil e o desolamento causado pela guerra do Paraguai, maior e mais violento conflito armado ocorrido na América do Sul.
Pedro e João, dois amigos de infância, ingressam na Companhia Nacional de Engenharia, carregando os anseios, esperanças típicos de jovens recém formados, prontos para iniciarem os mais marcantes momentos de suas vidas. É durante os trabalhos na construção da ferrovia que João conhece Pilar. Os dois se apaixonam, tornam-se cada vez mais próximos, porém são obrigados a se distanciar quando a ferrovia está pronta. Existe uma metáfora interessante com relação à ferrovia no romance: o que de fato fora construído para unir, ou reduzir distâncias e trazer progresso, acaba tornando-se o elemento que separa e destrói vidas, muitas vezes permanentemente.
O regresso de Pedro e João nos leva a (re) descobrir a Juiz de Fora do século XIX. O nome Juiz de Fora, fora dado à cidade por fazer referência ao fato de que os primeiros juízes nomeados pela Coroa Portuguesa eram estrangeiros, segundo versões de pesquisadores. Esta denominação fora dada ao povoado apenas trinta anos após a sua criação. Ele era então chamado de Santo Antônio do Paraibuna. O momento de progresso vivido por outras regiões do país também atinge a Manchester Mineira.
Como já fora anteriormente citado, o romance de Vítor Ribeiro Halfeld é fortemente caracterizado pela descrição detalhada dos espaços onde se desenvolve a trama, sempre carregada das impressões pessoais do narrador e suas memórias, que transportam o leitor para esses ambientes e desenham claramente o perfil de cada personagem, despertando ainda mais a vontade de conhecer o desfecho da história.
Os acontecimentos históricos não são os únicos elementos que nos remetem à vida real em Estrada da Guerra. Os sentimentos despertados nos personagens são inerentes aos seres humanos. As conquistas e perdas, esperanças e desventuras poderiam fazer parte da trajetória de qualquer pessoa. De forma geral, a narrativa aborda e sugere discussão acerca de temas cotidianos, mas que se mantêm em destaque ao longo de várias gerações como amor, relações familiares e principalmente o valor das verdadeiras amizades."
Fonte: www.estradasdaguerra.com
Sobre o Autor
Vítor Ribeiro Halfeld é nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 25 de dezembro de 1988. Mestre em Comportamento e Biologia Animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora, desde o ensino fundamental já apresentava significativa facilidade na estruturação e desenvolvimento de textos escritos, a partir de situações reais ou fictícias. Amparado em sua grande capacidade perceptiva, seus textos são marcados por uma linguagem clara e descritiva, fazendo com que o imaginário do leitor seja despertado em questão de segundos.
Fonte: www.estradasdaguerra.com
Membros do Projeto
"Drielle Andrade Belgo é nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 17 de setembro de 1988. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pós-graduanda em Revisão de Texto pela PUC Minas, é responsável pela área de revisão ortográfica e consultoria linguística do livro Estrada da Guerra.
Raíza Ribeiro Halfeld é nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 05 de abril de 1990. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, é responsável pela área de comunicação e marketing eletrônico da página do livro Estrada da Guerra no facebook.
Davidson Andrade Belgo é nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 14 de outubro de 1993. Formado em T.I pelo Colégio Politécnico Pio XII e autodidata em desenvolvimento web e designer, confeccionou a arte da capa do livro e é responsável por toda a elaboração e criação do site estradadaguerra.com .
Jussara Amaral Silva é nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 22 de fevereiro de 1986. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua no ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. E responsável pela área de revisão ortográfica e consultoria linguística do livro Estrada da Guerra."
Fonte: www.estradasdaguerra.com
Realização
Prefeitura de Juiz de Fora - MG & Funalfa
Gostou? Então entre no site do livro e saiba como adquirir! Você também pode entrar em contado com os organizadores pelo e-mail info@estradadaguerra.com ou através da página do facebook www.facebook.com/estradadaguerra.
E se você gostou do livro e curte conhecer novas culturas, compartilhe esse post, ajude-nos a promover a cultura da nossa cidade!
Beijo! Beijo!
Ana Duarte
Comments